SPTC lança Seleção para Grupo de Atendimento a Perícias Especiais (GAPE)

A Divisão de Ensino da Polícia Técnico-Científica (DESPTC) informa aos servidores policiais da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, que a instituição está prestes a montar um Grupo de Atendimento a Perícias Especiais (GAPE), a ser instituído no âmbito da própria Superintendência, e formado por Peritos Criminais, Médicos Legistas, Auxiliares de Autópsia, Fotógrafos Criminalísticos e demais servidores policiais que tenham interesse.

O GAPE será uma unidade de pronto emprego e resposta rápida, voltado para: desastres em massa; perícias criminais e/ou médico-legais relacionadas ao Crime Organizado; suporte técnico-científico a investigações que envolvam a área de Inteligência; perícias criminais e/ou médico-legais que necessitam de uma equipe multidisciplinar já no momento do atendimento; operações policiais em que a presença da equipe de Perícia Criminal seja imprescindível, ainda que durante a fase tático-operacional.

Critérios para Ingresso no Grupo:

1 – Ser voluntário;

2 – Contar com pelo menos 02 anos de atividade policial;

3 – Ter perfil proativo;

4 – Ser capaz de liderar equipes;

5 – Ter humildade e discrição;

6 – Ser resiliente;

7 – Ter reputação ilibada e conduta irrepreensível durante sua carreira (não ter respondido Inquérito Policial ou Termo Circunstanciado por crime doloso, nem ter sido condenado por transgressão funcional nos últimos 05 anos);

8 – Ter boa relação interpessoal com as forças coirmãs de Segurança Pública;

9 – Ter disponibilidade para treinamentos e instruções;

10 – Ter disponibilidade para as missões, observando-se a natureza do grupo relacionada a pronto emprego;

11 – Não realizar promoção pessoal (sobretudo de cunho pecuniário) com base na atuação no GAPE.

GAPE/SPTC-GO

Etapas da Seleção:

1 – Inscrições, por meio do link: https://forms.gle/e3cC3TC9DsZQMCKv8

Todos aqueles que se inscreverem, impreterivelmente até 10Ago2019 (12:00), e que não forem eliminados de plano (p. ex.: por conta de descumprimento dos Itens 2, 7 e/ou 8) passarão para a 2ª etapa. Para tanto, a Divisão de Ensino da Polícia Técnico-Científica (DESPTC) entrará em contato com cada um.

2 – Encaminhamento dos Currículos para análise.

Nesta fase, serão escolhidos os servidores policiais cuja experiência funcional e/ou histórico de treinamentos mais se aproximem dos objetivos do GAPE.

3 – Entrevistas com o Superintendente e/ou com Servidor(es) designado(s) pela Superintendência;

Na entrevista – que poderá incluir formulários – serão avaliados os parâmetros de disciplina, liderança, proatividade, humildade e discrição, resiliência, empatia, relacionamento interpessoal, capacidade de integração e comprometimento com as investigações, gestão do tempo em todas as atividades relacionadas à Perícia Criminal e/ou Medicina Legal; características imprescindíveis aos candidatos.

4 – Investigação de Vida Pregressa, a ser adotada pelo Núcleo de Inteligência Estratégica (NIE).

Na Investigação de Vida Pregressa, o NIE irá avaliar os critérios relacionados à vida funcional do servidor (seu histórico de Elogios, Procedimentos Administrativos Disciplinares, Sindicâncias, Punições etc.; bem como de Inquéritos Policiais, Termos Circunstanciados etc.), sendo eliminado aquele que não tiver conduta irrepreensível em sua vida funcional e também privada;

5 – Publicação do Resultado Final, pelos meios usuais de Comunicação Interna.

Regime de Funcionamento:

O GAPE irá operar mediante mobilização do servidor-integrante, o qual terá mantida sua lotação ordinária. Em casos excepcionais, será feita a convocação para a missão (em local a ser indicado pela Superintendência, sendo que este pode se dar em qualquer ponto do território estadual, independente dos limites de Núcleos Regionais de Polícia Técnico-Científica), cuja duração dependerá do curso de cada investigação. Quantos horários, observar-se-á a devida compensação pelo serviço extraordinário, bem como indenização por meio de Diárias, quando cabíveis.