Núcleo de Itumbiara tem sede nova e própria

Superintende Rejane e o Secretário Balestreri falam à imprensa

“A Polícia Científica trabalha com o desgaste emocional das pessoas e esse ambiente – confortável, amplo e acolhedor –  vai nos permitir atender melhor a população”. Com essas palavras a Superintendente de Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos, justificou a grande satisfação com a inauguração do 12º Núcleo Regional de Polícia Científica, em Itumbiara, no Sul do Estado. Ela acrescentou ainda que os 21 servidores do local terão melhores condições de trabalho e que também será possível atender melhor as polícias civil e militar, definidas pela Superintendente como “forças irmãs”.

O espaço, inaugurado ontem (29.06.17) , abriga o IML (Instituto Médico Legal) e o IC (Instituto de Criminalística). Isso significa que todos os serviços de polícia científica serão realizados no local. Além de periciar corpos e locais de crime, também será possível periciar armas.

O 12º Núcleo Regional de Polícia Científica de Itumbiara foi inaugurado pelo Governo de Goiás, junto com a prefeitura, na passagem da caravana do Goiás na Frente pelo município.

Governador Marconi cumprimenta a população presente à inauguração

O governador Marconi Perillo, o vice, José Eliton, e o Secretário de Segurança – Ricardo Balestreri, entre outras autoridades políticas, jurídicas e religiosas, estiveram na solenidade de inauguração, que reuniu mais de uma centena de pessoas. Os moradores de Itumbiara prestigiaram o evento, principalmente os servidores da saúde, da educação e do Conselho Tutelar.

O  governador Marconi Perillo disse que se tratava de um momento de muita alegria, porque o IML era uma obra “muito desejada”, e uma demanda antiga da população. Afirmou ao prefeito José Antônio: “Você pode contar 100% comigo”.

Ao enfatizar a importância do novo IML, o vice-governador José Eliton ressaltou que a obra faz parte de um complexo, que envolve também o trabalho da Justiça. “Missão dada, missão cumprida”, asseverou.

O desembargador Gilberto Naves, que é natural de Buriti Alegre, brincou que quando vê o “progresso no Sul” fica feliz porque pode sobrar alguma coisa para a sua Buriti Alegre. “Estou alegre com a pujança de Itumbiara, porque vai respingar em Buriti Alegre”, disse, arrancando risos da plateia.

Laboratório de balística

Sala de autópsia

O 12º Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica de Itumbiara foi batizado  de Alcides Cotta Pacheco Filho, conforme a Lei 18.795, de janeiro de 2015, aprovada pela Assembleia Legislativa. Alcides Cotta Pacheco Filho era médico anestesiologista e morreu aos 48 anos, em março de 2014, vítima de acidente rodoviário.

O Núcleo conta com laboratório de balística, com isolamento acústico (exames de caracterização e funcionamento); laboratório químico (exames de toxicologia); consultório médico, adequado para realização de exames de lesão corporal; sala de necropsia especial (cadáver em decomposição), separada da necropsia comum e gerador de energia elétrica.