Histórico do Perito Criminal Oscar Martins de Oliveira

Aos 09 anos de idade ao presenciar subindo no muro do cemitério a exumação da minha professora ginasial Sra. Alice, suspeita de ter sido envenenada pelo espôso. Despertei o interesse em desenvolver as atividades daqueles profissionais constituído por aquela equipe executora do procedimento daquela exumação.

Em 1983 já era acadêmico de Biomedicina, quando fui aprovado no concurso público para o cargo de Agente de Polícia. Ao tomar posse no cargo fui designado para a ronda policial. No primeiro dia de trabalho fui dispensado do plantão para apresentar no Departamento de Polícia Judiciário (DPJ). No dia seguinte ao apresentar no DPJ, o Delegado Chefe, sem me consultar expediu portaria de lotação na Divisão de Medicina Legal (DML), para exercer a função de Auxiliar de Autópsia, em razão da minha formação acadêmica. Impende ressaltar que realizei a ultima necropsia no antigo IML localizado no fundo do Instituto de Identificação, bem como realizei a primeira necropsia no prédio novo do IML, durante a mudança de local em 1986.

Exerci essa função até 1991,  quando fui aprovado em concurso público para Perito Criminal e lotado na  Regional de Polícia Civil de Rio Verde, onde ali laborei por dois anos, sendo transferido para o Instituto de Criminalística de Goiânia, com lotação no Laboratório Químico e posteriormente para o Plantão do Departamento de Perícia Externa (DPE) com atuação no setor de perícias geral e crimes contra a vida até maio de 2006, quando fui convidado pela ex-superintendente Dra. Helena, para ocupar  a Função Comissinonada de Gerente dos Núcleos Regionais até setembro de 2010. Em janeiro de 2011, com a posse da nova Superintendente Dra. Rejane, fui novamente designado gerente de núcleos de Aparecida de Goiânia, com portaria para atuar na coordenação dos demais núcleos regionais até a estruturação do Núcleo de Aparecida de Goiânia.  Posteriormente fui selecionado pelo processo de meritocracia e contínuo até dezembro de 2014, quando deixarei os quadros da SPTC, haja vista, que já aposentei em outubro de 2013 no cargo de Perito Criminal de Classe Especial.

Por fim agradeço a todos os colegas que trabalhei na parte operacional, bem como aos que trabalhamos na parte da gestão. Gostaria de compartilhar com todos aqueles que contribuíram para o crescimento das entidades (aspec e sindiperícias) e a intituição (sptc).

Att,

Oscar Martins de Oliveira